segunda-feira, 13 de maio de 2019

IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO DE PAULINO NEVES-MA


Entendendo que a transformação da escola é um projeto de sociedade, o Prefeito Roberto Silva Maués, com base na Resolução CNE/CEB Nº 002/2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, implanta o Departamento de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Um marco para o município de Paulino Neves.

Compuseram a mesa: O Prefeito Roberto Silva Maués, a Secretária de Assistência Social Sra. Denise Cristina Gomes, o Secretário de Educação Sr Paulo Rocha Castro, a Secretária de Saúde representada pela a enfermeira Elizabete, o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação Sr Almir de Oliveira Nascimento, o coordenador do Departamento Pedagógico Sr Adamor Silva da Conceição, a Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva Sra. Marivalda Ramos, o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sr Everaldo Gomes de Sousa, a representante das mães da APAE de Paulino Neves Elenilda Reis da Costa, o representante do Conselho Municipal de Educação Sra. Waldysheila

(O Sr prefeito fazendo uso da palavra declarou oficialmente implantado o Departamento, fonte de inspiração para políticas públicas de inclusão. Falou que educação inclusiva, é um novo movimento educacional, que dá prioridade aos muitos que compõem a escola. Que essa educação deve propiciar interações entre crianças, adolescentes, jovens e adultos com situações pessoais diversas.

O Secretário Municipal de Educação falou da necessidade de um currículo mais amplo e diversificado, passível de flexibilização às necessidades individuais dos estudantes;

O coordenador do Departamento Pedagógico falou de uma gestão comprometida com a aprendizagem e a participação de todos os estudantes; a formação adequada de professores, para proporcionar estratégias de atendimento à  essa diversidade.

Foi falado, também, que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, alugou e está reformando uma casa ampla e em condições dignas de funcionar a APAE de Paulino Neves.

A Sra. Elenilda Reis da Costa representante das mães, falou de sua trajetória e do apoio da escola na vida de seu filho. Falou também que devemos buscar nossos direitos e que finalmente estavam sendo ouvidos e atendidos.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Sra. Waldysheila falou que foi apreciado e votado a solicitação de implantação do Departamento, na Resolução nº 01/2019.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário