segunda-feira, 13 de maio de 2019

FORMAÇÃO INICIAL E CONTNUADA DOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAULINO NEVES-MA


É necessário investir na formação de educadores para que as metodologias façam parte dos processos de ensino e de aprendizagem e para que esses se consolidem como profissionais de excelência, tornando-se e formando protagonistas. 

A Prefeitura Municipal de Paulino Neves, através da Secretaria Municipal de Educação, nos meses de fevereiro e abril, promoveu a formação inicial, e que será continuada, dos profissionais da educação. Teve como objetivo fomentar discussões relevantes sobre temas que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem. 

A formação pedagógica de 2019 conta com os seguintes princípios: Aprendizagem permanente e currículo integrado, articulando os conteúdos e os saberes do estudante e da comunidade, o que inclui as formas de gestão da escola, sua relação com o entorno, em que vive, a rede de agentes envolvidos, as práticas pedagógicas, a formação de educadores e estratégias de avaliação. Todas as formações tiveram como foco principal a adequação à BNCC. Ficou a cargo dos formadores a análise dos resultados do Simulado/2018, do plano de ação que foi elaborado pelos coordenadores e supervisores da SEMED e, o Plano Municipal de Educação, formando assim um sistema de ensino onde flui a comunicação em prol da educação.

A formação para os profissionais da Educação Infantil, teve como formadoras as professoras Elma Lopes e Maria José Veras. Os objetivos foram: Refletir sobre a prática do trabalho com os campos de experiências e a garantia de que os objetivos de aprendizagens sejam desenvolvidos no contexto da sala de aula e propor o planejamento integrando às experiências do cotidiano, a partir da elaboração de sequência didáticas e projetos pedagógicos.

Durante o mês de abril aconteceu a formação para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com a professora Silvia Rodrigues. A formação para o Ensino Fundamental anos finais contou com a professora Ana Christina Damasceno.

Ambas discutiram os impactos importantes em diversos outros componentes do cenário educativo com a chegada da BNCC: reorganização dos currículos, a reorganização Plano Político Pedagógico, a formação inicial e continuada de professores e a reorganização da matriz, do olhar sobre as avaliações.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA teve como formador o professor Areolino Albuquerque. Pautou-se no olhar sobre o sujeito no processo educativo, no exercício da cidadania e na preparação para o mundo do trabalho. Baseia-se na Andragogia: ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos.


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