quarta-feira, 30 de maio de 2018

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA CAPACITAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), EM PAULINO NEVES-MA.


Na tarde da ultima terça feira 29/05/2018 ocorreu à solenidade de encerramento da capacitação de professores do ensino fundamental que estão envolvidos diretamente com o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC).
O cronograma do pacto passou a ser executado em Paulino Neves em abril de 2013, inicialmente com uma formação para os professores alfabetizadores. Fizeram-se presente neste grandioso evento educacional os professores que atuam na educação infantil e de 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
O objetivo maior do pacto nacional pela alfabetização na idade certa é apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapas,
Em 2017 o (PNAIC) contemplou a educação infantil em seu plano de ação, com a finalidade de formar professores alfabetizadores em todos os 570 (quinhentos e setenta) municípios brasileiros. Dentre o período de 2012 a 2018 o município de Paulino Neves experienciou nas mais diversas áreas do conhecimento assim como: LINGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS HUMANAS, os conceitos interdisciplinar e por sua vez os multidisciplinar.
  O secretário municipal de educação no uso de suas atribuições legais enfatizou a importância de planejar a educação do município a curto e longo prazo. Pois educação não se faz com plano de governo e sim com plano de gestão considerando as politicas publicas educacionais.
A equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de educação do município de Paulino Neves tem se empenhado diuturnamente para atender as necessidades pedagógicas da rede municipal de ensino. Firmou o secretário Paulo Castro
Para que os professores possam planejar as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC, às redes de ensino que aderiram ao pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolverem as ações.
Pode percebe-se muitos avanços considerando a adesão do PNAIC em 2013 aos dias atuais, uma vez que os benefícios educacionais são de grande relevância para a vida escolar e sociocultural de nossos alunos. Colocou ainda que a Secretaria Municipal de Educação não medirá esforços para buscar programas de apoio pedagógicos que venham implementar o ensino no Município de Paulino Neves - MA. Afirmou o Secretário de Educação Paulo Rocha Castro que fez questão de estar presente no encerramento do PNAIC.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário