sábado, 8 de julho de 2017

Secretaria Municipal de Educação de Paulino Neves promoveu encontro com docentes da Educação Infantil

O encontro com docentes da Educação Infantil que foi realizado neste dia 07/07 de 2017,  teve como objetivo  refletir com os professores da Educação Infantil se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa no desenvolvimento do indivíduo. 

O projeto foi realizado sob a responsabilidade da professora Elma Pereira Brito.

                         Palestrante  Elma Pereira Brito e Publico da Formação 

Coordenadora do Ensino Fundamental  Edirsolange 

Professores de Educação Infantil 

Momento de Grande Importância na vida profissional dos professores de Educação Infantil  

Professor Almir entregando kits aos seus Professores  


Para mais informações   leia o cronograma  a seguir.


ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULINO NEVES
DEPARTAMENTO DE ENSINO

PLANO DE TRABALHO

TEMA:

Encontro com docentes da Educação Infantil

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
 Elma Pereira Brito

DATA
CIDADE
07/ /07/17
Paulino Neves- Ma

OBJETIVO


·         Refletir com os professores da Educação Infantil se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa no desenvolvimento do indivíduo.












SEXTA- FEIRA – MANHÃ/TARDE
TEMA /ATIVIDADE
TEMPO
METODOLOGIA
RECURSOS

1.      Iniciando a conversa


·         A importância do trabalho em equipe.





2.      Compreendendo a teoria

·         A Proposta da BNCC e o livro didático.




3.      Aprendendo juntos

·         Reflexão sobre a prática.

















4.      Vivenciando conceitos

·         Realização e apresentação de jogos.














5.      Analisando o que temos

·         Realização do planejamento, a partir do livro didático.


6.     Avaliação                                                   






8h00 às
8h40







 8h40 às
   9h20.







9h20 às 12h00




















14h00 às
14h50















14h50 às
17h00

1.      Sensibilização: Dinâmica do laço
Ø  Desenvolvimento:

ü  Leitura Deleite: O LAÇO E O ABRAÇO

·         Entregar um cordão p cada participante para refletir sobre a importância do trabalho em equipe.
·         Apresentação da proposta de trabalho.


2.      Compreendendo a teoria

·         Exposição dialogada por meio de slides
·         Trocas de experiências sobre a prática de uso do livro didático em sala de aula.
·         Relacionar o livro didático aos direitos de aprendizagem e campos de experiências da Ed. Infantil.

3.      Aprendendo juntos
Ø  TRABALHO EM GRUPO
ü  Dividir a turma em quatro grupos para analisarem situações vivenciadas que contemplem os direitos de aprendizagens e campos de experiências. Cada grupo ficará com um campo de experiência.


·         GI- O eu, o outro, nós (Campo dasidentidades).
·         G2- Corpo, gestos e movimentos. (Campo das habilidades do corpo)
·         G3- Oralidade e escrita (Campo da linguagem oral e escrita)
·         G4Traços, sons formas e imagens(Campo das Artes e expressões).
·         G5- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (Campo do conhecimento matemático e das ciências da natureza).

Ø  Socialização das discussões

4.      Sensibilização: Jogos do papel

Ø  Desenvolvimento:

ü  Realização e apresentação de jogos que contemplem:
·         Coordenação visomotora;
·         Discriminação visual;
·         Orientação espacial;
·         Orientação temporal;
·         Análise e síntese;
·         Figura fundo;
·         Ritmo





5.      Analisando o que temos

·         Dividir os grupos novamente por níveis de ensino para que realizem o planejamento das duas semanas de agosto, baseados nas reflexões realizadas.
·         Socialização dos grupos

6. Avaliação                                                   

·         Roda de conversa sobre avaliação do encontro






ü  Multimídia
ü  Cordão







ü  Livro didático
ü  Papel peso 40
ü  Fita gomada































ü  Materiais Variados
ü  Livro Didático














                                      


REFERÊNCIAS

ARANHA, M.S.F.Inclusão social e municipalização.In:Manzini,E.J.(Org.).Educação especial:temas atuais.Marília: Ed.da Unesp, 2000, p.1-9;
BRASIL, Ministério da Educação . Secretaria da Educação Especial .  Saberes e práticas da inclusão:recomendações para a construção de escolas inclusivas.MEC,2005.

----------, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa.Brasil:MEC,1997 .

GOMES ,Márcio. Construindo as trilhas para a inclusão. Petrópolis: VOZES, 2009;

KARAGIANNIS,A.;STAINBACK. W.;STAINBACK,S. Fundamentos do ensino inclusivo . In: STAINBACK, W.;STAINBACK,S.(Org.).Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed,1999.p.21-34.

RILDO, Cosson. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009

SARAIVA Juracy   Assmann;  MÜGGE, Ermani. Literatura na escola: proposta para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, Cineas. O menino que descobriu as palavras.12 ed. São Paulo: Ática, 2010

SOLE, Isabel .Estratégias de leitura. Porto Alegre:Artmed,1998.

SILVA, Elisabeth Feitosa da;VILARINHO, Maria do Carmo Gomes; BAHIENSE, Vera Lúcia Andrade (orgs.). Avaliação da Aprendizagem. Teresina: 2013.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas,2000
ZABALA,Antoni,A prática educativa.Porto Alegre:Artmed:1998







Nenhum comentário:

Postar um comentário